quinta-feira, 4 de agosto de 2016

MILITANCIA POLITICA

Quando falo de militancia politica não me refiro só a politica partidaria, militancia politica é muito mais que isso, é participar de gremio estudantil, associações comunitarias, ONGs e muito mais. A minha militancia politica começõu cedo, lembro que a primeira eleição que acompanhei foi a de 1982, eu tinha então dez anos e lembro de muitos candidatos e algumas histórias da época, pois acompanhava sempre meu pai, seja escutando o rádio ou indo nas reuniões que os candidatos realizavam. Mas o meu batismo de fogo na politica foi quando surgiu a proposta de criação do gremio estudantil da Escola Manoel Lucas de Oliveira, lembro que fiz parte de uma chapa e a disputa foi acirrada, e dois anos depois eu mesmo montei uma chapa e me tornei presidente do gremio estudantil e voltei a me envolver com militancia politica estudantil nos anos 90 quando voltei a Escola Manoel Lucas de Oliveira para concluir o ensino médio. Na década de 90 me envolvi politicamente com varias coisas, sendo a principal delas o movimento da junventude rural onde começei como presidente do grupo de jovens da trigolândia, fui fundador e presidente do Conselho Municipal de Jovens Rurais de Hulha Negra (CONJURNHE) e por esse trabalho me tornei presidente do Conselho Estadual de Juventude Rural (CEJUR), Conselho esse que representava cerca de 30 mil jovens rurais do RS e atuava no Brasil e também tinha interação com o Uruguai, Argentina e Paraguai. No final dos anos 1990 comecei a ter minhas primeiras participações na politica partidaria, pois acreditava que era preciso buscar mais para os jovens rurais e agricultores familiares, tive uma breve passagem pelo antigo PPB, mas não encontrei eco para os meus anseios e em Março de 1998 entrei oficialmente para o PT e tive minha primeira experiencia na admistração publica quando me tornei assessor do gabinete e coordenador do orçamento participativo no governo Fernando Campani. Já minha militancia na politica sindical começou em 1999 quando fui chamado para trabalhar na Embrapa. Na época a Seção Sindical Bagé do SINPAF (Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuario) estava com dificuldades de montar uma nova diretoria, pois a perseguição aos sindicalistas era grande. Fui procurado por alguns colegas, pois já sabiam da minha atuação politica na juventude rural e topei o desafio de assumir um sindicato num momento tão dificil e de lá para cá já fui eleito 3 vezes presidente e 1 vez vice, somando ai quase 12 anos como dirigente e quase 18 anos de militancia sindical de luta pelo direito dos trabalhadores e das empresas publicas. Mesmo ainda atuando como dirigente sindical, no final de 2012 fui convidado pelo atual Prefeito de Hulha Negra, Erone Londero a compor a administração de Hulha Negra como Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, cargo que exerci por 3 anos de 2 meses e foi um dos maiores desafios d minha vida, tanto que vou falar disso num capitulo a parte. Hoje, sou Presidente do Diretório Municipal do PT de Hulha Negra e sou Pré-Candidato a vereador, um novo desafio nesta minha longa trajetória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.