Minha Opinião

Conheça a Serra do Sudeste e o Pampa...Antes que desapareçam

Para muitos o titulo acima pode parecer exagerado, mas os fatos noticiados esta semana, aliado com o que já está acontecendo nesta região leva crer que estou certo.
Vamos aos fatos. Nos últimos anos a região da Campanha e a Serra do sudeste vem passando por transformações bruscas em sua paisagem. A cerca de 10 anos vimos uma entrada violenta da monocultura do eucalipto e da acácia que alterou e vem alterando social, ambiental e economicamente a região. A isto se somou novos investimentos em usinas termoelétricas que também vão acelerar este impacto com a construção de novas barragens e a aceleração da extração de carvão. E agora vemos a noticia de que grandes mineradoras estão prestes a abrirem ou reabrirem minas na Serra do sudeste.
O interessante nisto tudo é que nos habitantes da região assistimos a tudo e não somos protagonistas de nada. Sim, porque todos estes “emprendimentos” não são nossos e os seus resultados não vão ficar aqui. Ou alguém tem a ilusão de isto tudo que está acontecendo é “desenvolvimento” para nos “pobres” habitantes da metade sul do Rio Grande do Sul? O lucro todo vai embora e nos vamos ficar com a conta, e uma conta salgada. Sabem porque? A nossa região é uma das mais ricas do Estado do ponto de vista ambiental. A bacia do rio camaquã é uma das mais preservadas do Brasil. Ainda temos grandes áreas de campo nativo. Portanto temos a chance de fazer um desenvolvimento diferente, um desenvolvimento realmente sustentável. Mas o que vejo é justamente o contrario. Estamos fazendo e deixando fazer o que fizeram em outras regiões. Ou alguém tem duvida do vai acontecer quando o solo não servir mais para nada e acabar o minério...

Isto sem falar em outras coisas que estão acontecendo ou por acontecer.