quarta-feira, 10 de março de 2010

Realidade Agrária: As Mudanças e os Problemas na Região de Bagé-RS


Carlos Alberto Manzke

As mudanças na realidade fundiária na região da campanha ocorreram nos últimos 200 anos. Passamos da ocupação indígena, com sua criação de gado de forma extensiva e passamos ao sistema de estância de sesmarias que eram as terras devolutas que foram distribuídas aos militares de alta patente que lutaram contra espanhóis e índios. Aos poucos e de forma pouco significativa foram chegando à região pequenos agricultores que se estabeleceram principalmente próximos da cidade e de vilarejos. As mudanças mais significativas começam a ocorrer apartir de 1920 com a chegada de colonos oriundos principalmente da região de pelotas e em 1945 com a chegada de imigrantes alemães vindos da Ucrânia. A região que era predominantemente pecuarista passa a ter uma agricultura forte e que aliada à crise na pecuária de corte ocupa cada vez mais espaço. Em 1963 foi formado um pequeno assentamento para filhos dos primeiros colonos chegados na região e também começam chegar vindos principalmente do centro do estado agricultores em busca de terras para o plantio de arroz. Estes agricultores fazem parcerias com os estancieiros e arrendam terras num primeiro momento, e mais tarde muitos se tornam proprietários e a sua atividade se divide em pecuária e agricultura. A exploração agrícola se estende com áreas de soja e trigo sendo consorciadas com pastagens cultivadas. As relações entre agricultores e pecuaristas são de cordialidade em coexistência pacifica. Em 1978 ocorre o primeiro assentamento organizado pelo governo em que a maioria das pessoas assentadas é da região norte do estado e apartir de 1989 a uma aceleração destes assentamentos e começam a ocorrer conflitos pela posse da terra. Atualmente a mudança mais visível e a pressão de grandes empresas de florestamento que tem adquirido grandes áreas na região. Outro fator que influencia na realidade agrária é as constantes divisões ocorridas nas propriedades que foram divididas como herança. Isto está ocasionando a diminuição gradual do tamanho das propriedades e facilitando a compra das mesmas principalmente pelas empresas de florestamento.
A agricultura aliada à diminuição do tamanho das propriedades teve forte influencia no poder político da região. Se até a metade do século XX o poder político era concentrado nas mãos dos estancieiros, e estes ditavam as políticas na região a partir da segunda metade do século XX este poder começa a mudar e só é prolongado pelo golpe militar de 1964 que mantem o poder nas mãos dos grandes proprietários e sufoca tentativas de oposição a este poder. Com o fim da ditadura militar em 1985 estas manifestações ganham força e em 1991 ocorre à emancipação de Hulha Negra e Candiota municípios oriundos de Bagé e onde o fracionamento das propriedades foi maior e onde a agricultura é mais presente. O município de Bagé que teve mais tarde a emancipação do município de Acegua ficou aparentemente com as propriedades maiores e mais voltadas à pecuária o que não impediu que em 2000 este poder das oligarquias rurais perde a hegemonia do poder publico municipal. É importante observar que a maioria das áreas que hoje são ocupadas pelos florestamentos não sofreu pressão da agricultura ou de assentamentos, nas áreas onde predomina o campo nativo e se manteve bastante preservada ao longo dos anos, completando assim o ciclo de mudanças que começou no inicio do século XX.

Referencias Bibliográficas:

CHELOTTI, Marcelo Cervo. A Dinâmica do Espaço Agrário no Município de San’tana do Livramento/RS:Das Sesmarias aos Assentamentos Rurais. Encontrado em http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/estgeo/article/viewFile/244/200 acessado em 04/02/2009

COSTA,Ana Monteiro;BARBOSA,Cristina;MELLO,Paulo. Evolução dos sistemas Agrários dos Municipios de Hulha Negra e Candiota.Programa de pós-graduação em Desenvolvimento Rural.Universidade Federal do Rio Grande do Sul.2004.

FLORES, M; Historia de Rio GRANDE DO Sul; Ediplat, Porto Alegre, 2003.

80 ANOS, Memorial Triglândia – 1925 a 2005
http://www.altocamaqua.org/altocamaqua.php acessado em 07/02/2009
http://www.hulhanegra.rs.gov.br/ acessado em 07/02/2009

OBS: Texto entregue como tarefa da disciplina derad 009 do PLAGEDER, UFRGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.